top of page

Usinagem CNC: 4 dicas essenciais de economia de custos

Um planejamento cuidadoso é fundamental para a realização de qualquer tipo de trabalho, seja na produção industrial ou prestação de serviços. Não podemos alocar o pessoal sem saber quais medidas exatas devem ser tomadas para desenvolver o projeto com maestria.

Embora não seja uma situação clara como a de um grande projeto com várias pessoas, decidir o que vai para o seu processo de usinagem CNC pode economizar muito tempo e custos. Mas muitos empreendedores muitas vezes cometem o erro de pular esse primeiro passo crucial.



Por que o planejamento é tão importante? Simplificando, a usinagem CNC é um processo caro. Fazer e refazer qualquer operação pode atrapalhar seriamente seu orçamento. 


A prototipagem é boa, mas a prototipagem bem planejada é, sem dúvida, muito melhor.


Identificar os fatores de projeto e desenvolvimento que levam a altos custos de CNC é fundamental. Equipados com os insights certos, os empreendedores podem ajustar esses fatores, minimizar seu uso e eliminar quaisquer aspectos de produção pesada nos estágios iniciais da produção. Alguns dos fatores de aumento de custos mais comuns incluem tolerâncias excessivamente específicas, materiais caros e acabamentos de superfície elaborados.


Abaixo estão algumas dicas de especialistas para economizar tempo e custos durante o seu próximo projeto de usinagem CNC


1.  Selecione as matérias-primas com sabedoria

Caro nem sempre significa melhor. As matérias-primas desempenham um papel enorme na inflação dos custos de produção. Você pode economizar muito sendo inteligente com a seleção de materiais. Não estamos pedindo que você comprometa a qualidade, de forma alguma; de fato, o uso de material barato e de qualidade inferior geralmente leva a despesas inesperadas. O truque é escolher materiais que sejam:

  • Barato o suficiente para se adequar ao seu orçamento.

  • Facilmente disponível.

  • Capaz de atender às suas necessidades de projeto com a precisão desejada.

Materiais mais baratos como alumínio, polímeros e aço laminado a frio podem servir como boas bases para prototipagem funcional. Se necessário, use matérias-primas caras – como aço inoxidável e ligas especiais – ao usinar equipamentos médicos.

2.  Reduza o número de configurações - e o tempo de configuração

Você listou suas matérias-primas e selecionou o processo. Você já sabe como será o produto final. Agora vêm as etapas intermediárias: operações e configurações.


Cada peça usinada envolve uma ou várias operações. Cada operação requer uma série de configurações. Há configuração da máquina, é claro. Mas também há programação CAM (que será diferente para processos de corte, fresamento e furação), fixação de peças (se necessário), configuração de materiais e muito mais.


Você organizar tudo isso de forma prática, eliminando as despesas e reduzindo o número de configurações. A maioria das peças pode ser envolvida em seis configurações ou menos. Tente reduzir esse número para duas etapas necessárias ou uma, se possível.

Menos configurações reduzirão o tempo de configuração pela metade ou mais. E desta forma, você poderá usinar peças melhor e mais rapidamente.


3.  Especifique Tolerâncias Apenas para Recursos Críticos

As especificações são cruciais para usinagem CNC de precisão . Os empreendedores geralmente definem o que querem e como querem. Mas o design da peça – especificamente, tolerâncias mais apertadas – tem um enorme impacto nos custos de produção.


Recomendamos que você mantenha as tolerâncias padrão para recursos gerais. Você pode especificar tolerâncias para determinados recursos e funções críticas, se for absolutamente necessário.


Da mesma forma, mantenha uma dimensão específica para furos. Furos menores (e mais profundos) ocupam uma quantidade significativa de tempo de usinagem e podem provocar quebras de ferramentas.


4.  Reduza o tempo de usinagem trabalhando com materiais viáveis

Quando se trata de economia de custos, o tempo de usinagem – ou o tempo em que a produção real está ocorrendo – é tão importante quanto a seleção do material. O tempo de usinagem geralmente é governado por dois fatores: matéria-prima e design da peça.


Você também pode economizar tempo de usinagem selecionando materiais usináveis ​​como alumínio, ligas de baixo carbono e latão. Metais duros como o aço levam mais tempo para usinar e muitas vezes levam a quebras de ferramentas. Os plásticos também são mais difíceis de usinar. Eles exigem usinagem lenta para um acabamento de superfície suave. E não se esqueça: os plásticos costumam ser bem caros.


Nossa equipe está preparada para reduzir os custos da sua produção

Uma outra alternativa para economizar com sua produção é o nosso CNC Support, que mostrará quais são os problemas na produção em sua empresa e quais os melhores caminhos para otimizá-la, aumentando a qualidade das peças, reduzindo o tempo de produção e os custos com ferramentas, matéria prima e operação.


Clique aqui para entrar em contato e agendar um diagnóstico gratuito.



Comments


bottom of page