A fabricação digital é a aplicação de sistemas computacionais a serviços de fabricação, cadeias de suprimentos, produtos e processos. As tecnologias de fabricação digital conectam sistemas e processos em todas as áreas de produção para criar uma abordagem integrada à fabricação, do projeto à produção e à manutenção dos produtos finais.
Ao modelar e simular processos é possível melhorar a qualidade da tomada de decisões de fabricação, ao mesmo tempo em que aprimora os processos para gerar economia de custos, reduzir o tempo de lançamento no mercado e criar um processo de fabricação unido que une ferramentas digitais com a execução física da fabricação.
Ao usar um processo centrado em um computador, os fabricantes podem criar um segmento digital por meio do processo de fabricação para analisar dados ao longo do ciclo de vida do produto e criar processos acionáveis. Os sistemas de fabricação digital também permitem que os dados do cliente sejam enviados aos gerentes de produto para antecipar a demanda e quaisquer requisitos de manutenção contínua para entregar produtos por meio de fabricação centrada nas necessidades do cliente.
Os três aspectos da fabricação digital
Ele pode ser dividido em três áreas principais: ciclo de vida do produto, fábrica inteligente e gerenciamento da cadeia de valor.
Cada um deles se relaciona a um aspecto diferente da execução da fabricação, desde o design e inovação de produtos até o aprimoramento das linhas de produção e a otimização de recursos para melhores produtos e satisfação do cliente.
O ciclo de vida do produto começa com o projeto de engenharia antes de passar para o fornecimento, produção e vida útil. Cada etapa usa dados digitais para permitir revisões de especificações de projeto durante o processo de fabricação.
A fábrica inteligente envolve o uso de máquinas inteligentes, sensores e ferramentas para fornecer feedback em tempo real sobre os processos e a tecnologia de fabricação. Ao unir tecnologia de operações e tecnologia da informação, essa transformação digital permite maior visibilidade dos processos da fábrica, controle e otimização para melhorar o desempenho.
A gestão da cadeia de valor concentra-se na redução de recursos para criar um processo ideal com estoques reduzidos, mantendo a qualidade do produto e a satisfação do cliente.
Quais são as vantagens da fabricação digital?
Há vários benefícios ao unir os processos de fabricação em diferentes departamentos, reduzindo o potencial de erros ao criar uma troca automatizada de dados.
O aumento da eficiência é obtido por um processo de fabricação integrado que elimina erros devido a dados perdidos ou mal interpretados, comuns em processos baseados em papel.
Com um retorno mais rápido em todos os níveis da cadeia de valor , a fabricação digital oferece custos reduzidos, permitindo que as alterações de projeto sejam implementadas em tempo real e também reduzindo os custos de manutenção.
A visibilidade de fabricação em tempo real proporcionada pelas tecnologias digitais fornece insights aprimorados para decisões críticas e um ritmo mais rápido de inovação.
Além disso, permite que todo um processo de fabricação seja criado virtualmente para que os projetistas possam testar o processo antes de investir tempo e dinheiro na implementação física.
A fabricação baseada em nuvem pode ser usada para essa modelagem, obtendo informações de acesso aberto de várias fontes para desenvolver linhas de produção reconfiguráveis e, assim, melhorar a eficiência.
Projeto
Juntamente com a otimização dos processos, a fabricação digital também oferece várias vantagens para o design. Essas vantagens de projeto começam com o uso de software de modelagem 3D para projetar ferramentas e máquinas, bem como layouts de chão de fábrica e fluxos de produção.
Através da simulação de um processo de fabricação é possível encontrar métodos para melhorar um processo de forma barata e rápida antes mesmo do início da produção.
Mesmo quando a fabricação começou, é possível monitorar os sistemas para avaliar quaisquer desvios ou problemas com a produção para que possam ser resolvidos rapidamente.
Além de otimizar os processos, a tecnologia digital pode ser usada para fazer mudanças rápidas nos designs dos produtos enquanto avalia sua adequação. Esse processo pode ser alcançado por meio do design baseado em nuvem.
Uso industrial
A fabricação digital se espalhou rapidamente por setores como aeroespacial e de defesa. Isso permite a integração de redes de suprimentos por meio da computação em nuvem para permitir que os fornecedores colaborem de forma eficaz.
A tecnologia de fabricação digital também está perfeitamente alinhada para incorporação em processos automatizados, como fabricação aditiva, fabricação de objetos laminados e corte, fresagem e torneamento CNC.
Qual é o futuro da fabricação digital?
A fabricação digital parece destinada a continuar e crescer no futuro, à medida que o uso de informações para processos de produção se torna cada vez mais automatizado.
Com sistemas capazes de interagir entre si, o crescimento da Indústria 4.0 parece continuar a tendência de produção conjunta para aumentar a concorrência e melhorar e agilizar os processos.
A PRODDAX vem ajudando o mercado de fabricação de peças a fazer parte desta transformação com soluções digitais e acessíveis a qualquer empresa. Clique aqui e saiba mais sobre como ajudamos na aceleração da indústria brasileira.
Comments